Conselho da Pessoa Idosa realiza última reunião de 2025 e projeta ações para 2026

3º Mutirão de Castração realiza 200 atendimentos e registra 100% das vagas preenchidas pela primeira vez
26 de novembro de 2025
Biblioteca na Praça valoriza a leitura, a cultura local e a produção artística torrense
27 de novembro de 2025

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), realizou nesta terça-feira, 25 de novembro, sua última reunião ordinária do ano. A pauta contemplou ações desenvolvidas ao longo de 2025 e o planejamento das iniciativas previstas para 2026.

Durante a reunião, foram destacados os recentes envolvimentos do Conselho em eventos importantes do município, entre eles a Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 15 de novembro, e a participação com stand e em roda de conversa no evento Biblioteca na Praça, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e do Esporte, ocorrido nos dias 21, 22 e 23.

Também foi apresentada a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o curso de Enfermagem da UFRGS, que viabilizará a realização de um curso de cuidador de pessoas idosas. A formação será iniciada em janeiro, com as duas primeiras turmas compostas por cuidadores das 16 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município. A ação foi planejada para promover e garantir a Política Nacional da Pessoa Idosa e a Política Nacional de Cuidados, considerando a realidade local, que conta com um número expressivo de ILPIs — atualmente 16 — e um percentual crescente de pessoas idosas, que hoje representam 21,5% da população. Soma-se a isso o fato de ainda não existir regulamentação da profissão de cuidador no país, reforçando a necessidade de qualificação dos profissionais que atuam na área.

Publicidade

A reunião contou ainda com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Brocca Duarte, que destacou a relevância do Conselho para a garantia dos direitos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa reafirma seu compromisso com a promoção, a defesa e a garantia dos direitos da população idosa, atuando de forma participativa e articulada na construção de políticas públicas que assegurem dignidade, proteção e qualidade de vida.