

Na última terça-feira, 04 de novembro, o Centro de Eventos da Ulbra Torres foi palco de uma noite marcada por emoção, arte, esporte, cultura e cidadania. O Encerramento da 13ª Mostra de Artes, promovido pela Prefeitura Municipal de Torres, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, reuniu autoridades, famílias, educadores e trabalhadores do SUAS em uma celebração que reforçou o poder transformador da convivência, do respeito, da inclusão e da expressão artística e esportiva.
Estiveram presentes o vice-prefeito, André Pozzi, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Brocca, o vereador Moises Trisch, diretoras e coordenadores que fizeram as saudações iniciais e destacaram o papel do SCFV na promoção do desenvolvimento humano e comunitário.
Com o tema “Do riso ao respeito: A arte de construir o que nos une”, a 13ª Mostra de Artes abordou a prevenção e o combate ao bullying e às diversas formas de violência. Por meio das exposições artísticas e apresentações culturais, o evento trouxe uma reflexão sensível sobre o respeito, a empatia e a importância de reconhecer que, se algo deixou triste, causou vergonha ou constrangimento, não é brincadeira — é sério e merece atenção.
O público assistiu a uma retrospectiva em vídeo das atividades realizadas ao longo dos eventos que integraram a 13ª Mostra de Artes: 8º Encontro da Pessoa Idosa, 2ª Torneio de Futsal do SCFV e 9º Encontro Regional de Projetos Sociais. Em seguida subiram ao palco os artistas que realizaram os trabalhos que estiveram presentes nas exposições artísticas que integraram a 13ª Mostra de Artes, em destaque para os grupos Criativos, Aldeia Indígena Nhu Porã, Navegar e Itapeva Sul II. Cada grupo apresentou suas produções e expressões, demonstrando sensibilidade, criatividade e a força da arte como ferramenta de inclusão e fortalecimento de vínculos.
Entre os momentos de maior emoção, o Grupo Unicórnio do SCFV apresentou a dança “Sempre em meu coração”, inspirada no filme Feel the Beat. A coreografia, marcada por movimentos delicados e vibrantes, transmitiu mensagens de inclusão, respeito e superação, refletindo o compromisso do SCFV em promover valores de convivência e empatia.
A noite também foi marcada pela celebração dos talentos esportivos do 2º Torneio de Futsal do SCFV, onde foram realizadas as entregas dos troféus que homenagearam os atletas que se destacaram ao longo da competição. Mais do que premiações, o momento simbolizou a importância da amizade, do respeito e do espírito de equipe, valores que movem o esporte e fortalecem o trabalho social desenvolvido com as crianças e adolescentes.
Outro momento especial da noite foi a apresentação dos idosos do grupo Bem Viver, com a interpretação da música “Bruxinha de Pano”. A canção trouxe lembranças da infância e emocionou o público ao reforçar o valor da convivência entre gerações.
Em seguida, foi exibido um vídeo em homenagem aos voluntários e colaboradores que contribuíram para a realização da 13ª Mostra de Artes, que receberam um mimo das crianças do SCFV como gesto de gratidão e reconhecimento pela dedicação e apoio à realização do evento.
Encerrando a programação, o Grupo Bem-te-vi do SCFV apresentou o espetáculo teatral “Estrela, estrela”, uma produção inédita criada coletivamente pelos adolescentes e educadoras sociais em artes do SCFV. A peça nasceu das reflexões e vivências compartilhadas nas rodas de conversa sobre o bullying, transformando sentimentos em arte e promovendo uma mensagem de solidariedade, empatia e respeito às diferenças. A história da menina Mônica e de uma estrelinha que desce do céu para compreender o mundo encantou o público e reforçou a importância de construirmos juntos espaços de acolhimento e amizade.
Com uma chuva de prata, música e aplausos entusiasmados, se deu o encerramento do evento, celebrando juntos o sucesso da 13ª edição da Mostra de Artes do SCFV. O evento reafirmou o compromisso da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em valorizar a cultura, o esporte, a arte, a diversidade e os laços comunitários que fortalecem o sentimento de pertencimento e o desenvolvimento social, na prevenção de riscos sociais e na promoção e proteção de direitos.
A 13ª Mostra de Artes consolida-se, mais uma vez, como um espaço de valorização da criatividade, da convivência e do protagonismo social, reunindo crianças, adolescentes, adultos e idosos em experiências que inspiram, transformam e aproximam pessoas.