A Prefeitura de Torres concluiu a primeira edição do Mutirão de Castração de Cães e Gatos de 2025, realizada nos dias 26 e 27 de agosto e 02 e 03 de setembro. A ação resultou na castração de 323 animais, sendo 144 cães e 179 gatos, entre machos e fêmeas.
Apesar das 400 vagas gratuitas disponibilizadas, nem todas foram utilizadas devido a um alto número de desistências de última hora e atrasos por parte da população inscrita. Ainda assim, o resultado foi considerado extremamente satisfatório, com destaque para o número expressivo de animais de rua atendidos.
A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, responsável pela organização, explicou que mesmo com lista de espera, nem sempre é possível preencher rapidamente as vagas desmarcadas, já que muitos tutores não atendem ao contato, não têm como levar o animal ou não seguiram orientações prévias, como o jejum necessário antes da cirurgia.
As vagas não utilizadas foram contabilizadas e serão automaticamente contempladas nas próximas edições do mutirão, já agendadas para os meses de outubro e novembro (a ser confirmada a data). Essas novas etapas já estão sendo preenchidas com a lista de espera dos protocolos abertos na primeira edição.