Manejo de espécies invasoras fortalece preservação das dunas em Torres

Três Cachoeiras vai realizar a III Mostra Cultural e Feira do Livro em novembro
3 de novembro de 2025
COMDER define agricultores selecionados e suplentes para o Programa Operação Terra Forte
3 de novembro de 2025

A Prefeitura de Torres iniciou o manejo de espécies exóticas invasoras nas áreas de dunas e campos arenosos do município. A ação, que segue a Portaria nº 79/2013, a Licença de Operação nº 4869-2025 (Fepam, item 4) e o Alvará Florestal nº 082-25, prevê a supressão de casuarinas, espécie exótica invasora e o replantio de vegetação nativa de restinga.

A medida tem como objetivo preservar os ecossistemas locais e garantir a estabilidade natural das dunas. A casuarina, apesar de sua aparência semelhante a árvores nativas, se espalha rapidamente e forma áreas de monocultura, sombreando o solo e impedindo o crescimento de outras espécies. Além disso, sua densa camada de folhas e raízes dificulta a germinação de plantas nativas, reduzindo a biodiversidade e alterando a dinâmica natural das dunas.

Com a retirada da espécie invasora e o replantio de nativas, o ambiente será restaurado de forma equilibrada. As espécies de restinga ajudam a estabilizar a areia, diminuem a erosão, favorecem a biodiversidade e fortalecem a resiliência costeira, garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a proteção natural da cidade.

Publicidade