Com o propósito de ampliar o monitoramento e estudo da fauna local, a Prefeitura de Torres entregou nesta sexta-feira, 29 de agosto, 40 câmeras-trap às Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva (APALI) e Parque Estadual de Itapeva (PEVA). Os equipamentos vão registrar imagens e vídeos de animais silvestres nativos, exóticos e domésticos, auxiliando no conhecimento da biodiversidade, e foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMAM), e apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM).
Técnicos das duas Unidades de Conservação já iniciaram visitas às propriedades parceiras para identificar os locais mais adequados para a instalação das câmeras-trap, garantindo o andamento eficiente do monitoramento da fauna.
“O investimento em monitoramento da fauna reforça o compromisso da nossa gestão com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de Torres. As câmeras-trap são ferramentas modernas que vão permitir ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local e fortalecer as ações de proteção das nossas unidades de conservação. Com esse trabalho conjunto entre Prefeitura, Conselho Municipal do Meio Ambiente e comunidade, apoiando as Unidades de Conservação, damos mais um passo para garantir qualidade de vida para esta e para as futuras gerações”, disse o prefeito Delci Dimer.
Estiveram presentes no ato o prefeito Delci Dimer; o vice-prefeito, André Pozzi; o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), Gustavo Canella; e sua vice-presidente Maria de Fátima Cechin, além do representante da APALI, Rivaldo Silva e do PEVA, Danúbia Nascimento e Paulo Grubler.